pesquisa na Web.... pesquisa em ASGARDH.... pesquisa em iHEAVEN.... pesquisa em iHELL.... pesquisa em Ridertamashii ENTRETENIMENTO.... Previsão do Tempo para São Paulo
translate for english

O LIVRO DOS ORIXAS

mitologia afro-brasileira

iHEAVEN, um mundo de fantasia!
  • iHEAVEN(home)
  • MITOLOGIA CLASSICA
  • MITOLOGIA NORDICA
  • MITOLOGIA CELTA
  • MITOLOGIA EGIPCIA
  • PSICHES,psicologia e religiões comparadas
  • ESPIRITUALIDADE
  • MAGIA
  • BUDISMO
  • BRAHMANISMO
  • DA VINCE, MITOS JUDAICO-CRISTAOS.
  • OS ILUMINADOS
  • COMERCIAIS
    CONTATO COM ASGARDH
    email: sygrun@gmail.com
    Powered by


    BLOGGER

  • ASGARDH, hell and heaven
  • Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
  • A MULHER NO TAMBOR DE MINA (*)
    sábado, junho 24, 2006
    Mundicarmo Maria Rocha Ferretti (**)

    Análise da posição e representação da mulher e das entidades espirituais femininas no Tambor de Mina do Maranhão.

    1. INTRODUÇÃO

    A importância da mulher na religião afro-brasileira tem sido afirmada e demonstrada por muitos pesquisadores, mas há uma carência de estudos sobre a representação do feminino nas diversas manifestações da religião afro-brasileira: Candomblé, Umbanda, Batuque, Xangô, Tambor de Mina e outras. Neste trabalho pretendemos examinar a posição da mulher e das entidades espirituais femininas no Tambor de Mina do Maranhão e fazer uma análise de alguns rituais realizados em terreiros de São Luís, para entidades femininas, procurando ver como a mulher (ou o feminino) é representada naqueles rituais(1).

    2. A MULHER NO TAMBOR DE MINA DO MARANHÃO
    No Tambor de Mina - manifestação da religião afro-brasileira típica do Maranhão e predominante no Norte do Brasil - a mulher é maioria, tanto como médium de incorporação quanto na chefia dos terreiros. Esta posição, apesar de maior nos terreiros antigos (que vêm do século passado) é também observada em terreiros mais novos, onde a Mina costuma coexistir com outros sistemas religiosos como: Cura ou Pajelança, Mesa Branca (kardecista), Umbanda e o Candomblé.
    Em São Luís, nos terreiros mais antigos, homem não costuma entrar em transe e, quando recebe uma entidade espiritual, não dança tambor. Por essa razão, nunca assume a chefia do terreiro, o que justifica a afirmação da existência de um matriarcado no Tambor de Mina. Embora tenha havido no Maranhão, no século passado e no início do nosso século, alguns pais-de-santo que prepararam mães de terreiros importantes, só as mulheres são lembradas como "pilares" do Tambor de Mina - é difícil alguém contar a história da Mina sem lembrar os nomes de: Andresa, da Casa das Minas, Dudu, da Casa de Nagô, Anastácia, do Terreiro da Turquia, Vó Severa, Nhá Alice, Maximiana e de tantas outras mães-de-santo.
    A partir dos anos cinqüenta, houve, em São Luís, uma proliferação de terreiros abertos por homens (geralmente já integrados no campo religioso afro-maranhense, como curador/ pajé), mas, mesmo nos terreiros abertos por eles, a mulher tem maioria e ocupa posições de destaque. Embora não seja ali a mãe-de-santo, é, geralmente, a guia ou mãe-pequena e a contra-guia (a segunda e terceira pessoa da casa). Na Casa Fanti-Ashanti (terreiro aberto em 1958 por Pai Euclides, já conhecido como curador, e que introduziu ali, em 1980, o Candomblé), todas as posições hierárquicas logo abaixo do pai-de-santo são ocupadas por mulheres e, quando realizamos ali nosso trabalho de campo (1984-1987), 90% dos participantes dos toques de Mina e 80% dos participantes do Candomblé eram do sexo feminino (FERRETTI,M.R., 1993).
    A posição das entidades espirituais femininas nos terreiros de Mina da capital maranhense parece, no entanto, inferior à das masculinas, sejam elas vodum, orixá, gentil (nobre associado a orixá) ou caboclo. Além delas serem numericamente inferiores e de, geralmente, permanecerem "em terra" por menos tempo que as masculinas, as entidades femininas não são recebidas em todos os rituais, e poucas são "donas" de terreiro ou da cabeça dos filhos-de-santo. Na Mina, a maioria das entidades espirituais recebidas como "donas da cabeça" ou guia-chefe (seu representante na linha de caboclo), pertence ao sexo masculino e, raramente, um terreiro tem como chefe espiritual uma entidade feminina. Embora o nome dos terreiros nem sempre reflita suas crenças e valores atuais, parece significativo que, num levantamento de terreiros maranhenses realizado por Maria do Rosário e Manuel Santos (SANTOS e SANTOS NETO, 1989), enquanto 60% dos terreiros de Mina da capital eram dirigidos por mães-de-santo, menos de 20% dos que têm nome de santo ou de entidade espiritual tinham nomes femininos (Iemanjá, Rainha Rosa, Chica Baiana, Maria Bogi, Cabocla Ita, Nossa Senhora da Guia, Santa Bárbara).
    Na Casa das Minas-Jeje (terreiro considerado o mais antigo do Maranhão), embora o transe com vodum feminino tenha a mesma duração e ocorra nos mesmos rituais em que ocorre o das entidades masculinas, atualmente, só Abê está sendo recebida, o que significa que, atualmente, mais de 90% das vodunsis da casa entram em transe com vodum masculino (Dossu, Lepon, Averequete, Jotim, e outros). No passado, no entanto, eram também recebidas ali, pelas vodunsis-gonjai (com iniciação completa) as tobôssis - entidades femininas infantis (meninas) que, embora não fossem "donas da cabeça", eram recebidas, com orgulho, fora do "toque", nas festas e obrigações grandes.
    Na Casa de Nagô (fundada por africanas, no século passado, como a Casa das Minas-Jeje, onde se recebem orixás, voduns, gentis e caboclos) embora não haja uma festa ou ritual só para entidades femininas, elas são incorporadas, principalmente, na festa de Santa Bárbara e na Bancada (ritual realizado na quarta-feira de cinzas, onde há grande distribuição de doces e frutas, de que nos ocuparemos mais adiante, neste trabalho). Na Casa de Nagô, embora as entidades femininas e os gentis participem dos toques, nunca ficam "em terra" até o encerramento dos rituais. Depois de algum tempo, costumam "dar passagem" a uma entidade masculina e cabocla, prática também observada em outros terreiros.
    Em diversos terreiros de São Luís, costuma ocorrer uma festa só para entidades femininas, freqüentemente denominadas tobôssas, realizada, geralmente, no aniversário da "senhora" do pai ou mãe-de-santo, ou no dia de uma santa do catolicismo a ela associada: Santana (associada a Vó Missã ou Nanã), Santa Bárbara (a Maria Bárbara Soeira, a Iansã e outras), Nossa Senhora da Conceição (a Mãe Maria e a Iemanjá), Santa Luzia (a linha de princesas da Cura/Pajelança), e outras. Nestes terreiros, as festas e os rituais para as tobôssas são, geralmente, muito dispendiosos, pois envolvem luxo, delicadeza e sofisticação - "coisas finas", de classe alta, e distribuição de alimentos. Entre estes rituais, merecem destaque: a Bancada e o Tambor das tobôssas, realizados em muitos terreiros de Mina da capital, onde o feminino e o infantil estão muito associados.
    3. BANCADA E TAMBOR DAS TOBÔSSAS ("SENHORAS") (2)
    O termo Bancada designa, no Tambor de Mina, rituais realizados na Casa das Minas-Jeje, na Casa de Nagô (terreiros de São Luís fundados por africanos) e em terreiros nelas inspirados, na quarta-feira de cinzas, onde há grande distribuição de frutas, doces, bebidas, pipocas e outros alimentos, a pessoas ligadas à religião ou ao pessoal a ela devotado. Estes alimentos, antes de serem distribuídos, permanecem por várias horas no quarto de santo e sua preparação envolve a observância de muitos preceitos. Na Mina-Jeje, a distribuição é feita pelas filhas-de-santo em transe com voduns masculinos ou femininos e inclui, obrigatoriamente, pipoca, "azogri" - farinha de milho torrado misturada com açúcar, coco e feijão torrados (FERRETTI,S.F., 1985 e 1991). Na Casa de Nagô, a Bancada é realizada pelas filhas-de-santo incorporadas com entidade espiritual feminina (adulta ou menina, como a Princesa Mira e Diana) ou com entidade masculina (vodum, como Xapanã, gentil, como Dom João, e caboclo, como Tabajara).
    Em outros terreiros de São Luís, a Bancada costuma ser realizada apenas com entidades femininas, de preferência com as nobres (rainhas e princesas) e, embora possa ocorrer na quarta-feira de cinzas, realiza-se mais freqüentemente: 1) no primeiro dia do ano (quando muitos terreiros no Brasil festejam Iemanjá); 2) no dia 31 de maio ou em outra data de festejo de Nossa Senhora no calendário católico, como 8 de dezembro (festa de N. Sra. da Conceição, associada por uns a Iemanjá e por outros a Mãe Maria, e a Oxum); 3) em festa de santa do catolicismo (Bárbara, Luzia, Rosa de Lima e outras). Nestes terreiros a Bancada é realizada, preferentemente, no aniversário da principal entidade feminina da casa (geralmente, a "senhora" do pai ou da mãe-de-santo), quando se rende também homenagem às "senhoras" das filhas-de-santo.

    3.1. Bancada na casa de Santana (São Luís/MA - zona rural)
    Na casa de Santana, a Bancada é realizada no aniversário de Rainha Madalena, no dia 31 de maio. Mas, no dia 12 de dezembro de 1993, realizou-se ali uma Bancada para a "senhora" de Dona Nenem - filha-de-santo de um terreiro já desaparecido (de Mãe Irinéia), que está "encostada" ali desde 1969(3). Dona Nenem trabalha na Coliseu, empresa encarregada da limpeza urbana de São Luís, e zela pelo Terreiro da Turquia com Pai Euclides (da Casa Fanti-Ashanti) - que assumiu a chefia la casa após o falecimento de sua fundadora. Embora Pai Euclides e Dona Nenem não sejam filhos da Turquia são ligados a ele por receberem encantados da família do Rei da Turquia - seu chefe espiritual.
    Santana é uma das muitas mães e pais-de-santo de São Luís que não se definem como Umbanda e que continuam resistindo ao fascínio do Candomblé, embora não tenham vinculação com as centenárias casas das Minas e de Nagô, e tenham iniciado sua carreira como "curador" (na linha de Cura/ Pajelança). Apesar de ter, há muito, se tornado "mineira", continua realizando festas e rituais de Cura/Pajelança. Como outros pais-de-santo de São Luís que começaram a trabalhar como curador, realiza também, em sua residência, sessões de "mesa-branca" (presidida por pessoa a ela ligada) e, no sítio, onde fica sediado seu terreiro, a tradicional festa do Espírito Santo. Além de muito conhecida em São Luís como mãe-de-santo e "curadeira", é muito procurada como bordadeira. Santana passa muitas horas do dia e da noite na máquina de costura bordando, em "Richelieu", as toalhas usadas na guma (barracão) por pessoas de sua casa e de muitos outros terreiros da capital e do interior do Maranhão(4).
    Segundo informação de Santana (mãe-de-santo), a "senhora" de Dona Nenem, que nunca "arreara" na Mina, veio nela na Casa Fanti-Ashanti, quando assistia a um candomblé. Como ela não gosta muito de Candomblé, resolveu dar sua obrigação na Mina, no terreiro onde é "encostada". Escolheu para madrinha Dona Celeste, da Casa das Minas-Jeje, de quem é muito amiga e que se responsabilizou pelo bolo confeitado e pelas lembranças distribuídas aos convidados (uma cestinha de flores). Para diferençar aquela Bancada da que é realizada ali no mês de maio, na festa de Rainha Madalena, com todas as dançantes usando saia de mesma cor, as participantes usaram saias diferentes.
    Encontravam-se no terreiro, além do pessoal da casa, seus familiares e amigos, muitos vizinhos (moradores do bairro - alguns como convidados e outros atraídos pelo movimento da casa). Havia também na assistência pessoas de vários terreiros: da Casa das Minas, do terreiro de Mãe Elzita (membro do INTECAB, como Dona Nenem, muito amiga de Dona Celeste - sua presidente), terreiro de Adelmo (pai-de-santo muito ligado a Santana, que também sentou naquela Bancada para "arreada" de sua "senhora"). Naquela mesma data (véspera da festa de Santa Luzia) realizou-se, na Casa Fanti-Ashanti, o Baião - baile de sanfona, com pandeiro e instrumentos de corda, participado por entidades femininas da linha Cura"/ Pajelança - princesas e caboclas, descrito por nós em outro trabalho (FERRETTI, M.R. 1991 e 1993:359).
    A "senhora" de Dona Nenem é Rainha Dina, também conhecida na Mina por Fina Jóia, esposa de Dom João. Foi ela quem determinou tudo na Bancada, com grande antecedência. Santana, como era de se esperar, sentou com Rainha Madalena. Didi (dançante do terreiro da Turquia, também encostada naquela casa), com Menina do Maracujá, Sulica com Flor de Lys, Concita (guia da casa) com Princesa Flora, Adelmo (pai-de-santo visitante) com Moça Laura, Alice com Borboletinha, uma dançante da casa, com Linda, e duas outras com encantadas cujo nome não chegou ao nosso conhecimento.
    Não sendo filha da casa, observamos apenas a parte pública do ritual, realizada no barracão. À tarde, quando chegamos, os tambores (abatás e mata) estavam no salão, e o altar já estava enfeitado, podendo ser visto entre as santos as imagens de: Santa Luzia, São João e São Sebastião. Encontramos a casa cheia de crianças, cada uma com uma sacola de plástico na mão, prontas para receber os alimentos que lhes seriam ofertados na Bancada. A mesa começou a ser armada depois da nossa chegada. Primeiro o chão foi forrado com esteiras cobertas por toalhas brancas e bordadas. Depois, foram trazidos para o salão, em tabuleiros, bacias, travessas, tigelas e pratos: frutas, batata doce, amendoim, pipoca, bolos, cocada, mariola, balas, chocolates, biscoitos e outros alimentos. Em seguida, foram trazidas para o salão, pelas auxiliares, as garrafas de refrigerante, licor, refresco e de outras bebidas não alcoólicas. Depois de armada, a mesa foi enfeitada com vasos de flores e, em torno dela, foram colocadas cadeiras forradas de renda (para as encantadas) e banquinhos (para as mulheres que iam ajudá-las na distribuição dos alimentos)(5).
    As filhas-de-santo receberam as encantadas antes de virem para o barracão, longe dos olhos da assistência. Depois de incorporadas, vieram para uma sala que fica antes dele, onde permaneceram em pé ou sentadas, por algum tempo, quase em silêncio. Em seguida, foram para o salão, onde sentaram em cadeiras que lembravam os tronos que são armados nos terreiros de São Luís, para o Império, na festa do Espírito Santo. Mais da metade destas cadeiras estavam sendo ocupadas ou guardadas por bonecas (geralmente grandes e louras). Observamos que, quando as tobôssas sentaram no "trono", algumas (como Rainha Madalena) colocaram a boneca em pé, ao lado dele e outras ficaram com ela no colo, mas nenhuma brincou com ela. Esta relação, que é idêntica à da Princesa Doralice (Troirinha) e sua boneca, na Cura/ Pajelança da casa de Mãe Elzita, contrasta com a dos erês com sua boneca, no Candomblé da Casa Fanti-Ashanti.
    As tobôssas estavam ricamente vestidas e várias traziam uma manta de miçangas coloridas, no estilo das que eram usadas na Casa das Minas-Jeje pelas tobôssis (entidades femininas infantis - meninas), além do capote de seda ou de renda colocado sobre a blusa em um dos ombros (no estilo das usadas na Casa Fanti-Ashanti pelas princesas no Baião) e que poderia ser um substituto do "pano da Costa", usado no Maranhão na Casa das Minas-Jeje, na festa de pagamento. Para marcar a diferença entre aquela Bancada e a realizada, em maio, para Rainha Madalena, as saias das tobôssas eram de cores diferentes e duas delas tinham saia estampada (Fina Jóia, de Dona Nenem, e Flor de Lys, de Sulica). Adelmo usou calça e túnica de cetim branco e, sobre esta, manta de miçangas verdes.
    No salão, as tobôssas sentaram com suas serventes (moças ou senhoras), próximo aos alimentos que iam distribuir. Na mesa, em frente a cada uma delas, havia um bolo confeitado que, apesar de nunca ser dividido no salão, é sempre colocado na Bancada(6)
    A distribuição de alimentos começou pelas crianças, que iam passando, em fila, com suas sacolas, por cada tobôssa. Ao contrário do que ocorre nas festas de Cosme e Damião e do Espírito Santo, a distribuição realizada na Bancada nunca é eqüitativa (umas pessoas sempre recebem muito mais do que outras), o que é considerado normal, uma vez que decorre de preferências das encantadas e não das filhas-de-santo. Cada pessoa deveria entrar na fila só uma vez, mas algumas crianças e adultos entraram mais de uma vez, o que foi objeto de falatório, mas não foi impedido por ninguém. É possível que alguma delas estivesse substituindo pessoas que não se encontravam ali ou que não podiam ir para a fila.
    Como estávamos fotografando, vez por outra uma encantada ou um parente das filhas-de-santo que participavam do ritual, nos solicitava uma foto. Terminada a distribuição e retirados da "mesa" os bolos confeitados, as encantadas deixaram o salão e sentaram, com suas bonecas, na sala onde sentaram antes, aguardando o início do "toque". Enquanto isso, suas auxiliares dividiam o bolo confeitado e as lembranças da festa entre pessoas escolhidas pelas encantadas. Observando que três delas não tinham bonecas (a de Adelmo e a de duas dançantes) e indagando sobre o motivo desta diferença, fomos informados por uma pessoa da casa que "só as princesas dançavam com bonecas". Em outra ocasião, Adelmo nos esclareceu que, em sua casa, as tobôssas não levavam boneca para o barracão porque ele "achava feio gente grande com boneca".
    Logo que a mesa foi desfeita, uma equipe providenciou a limpeza do local, para que o "toque" pudesse ser iniciado, pois, apesar das "senhoras" gostarem de dançar, nunca ficam incorporadas até "altas horas" da noite.

    3.2. Tambor das tobôssas na casa de Santana (12/12/1993)
    No dia 12/12/1993, após a Bancada da "senhora" de Dona Nenem, descrita anteriormente, foi realizado um toque de tambor na casa de Santana. O ritual não começou com "Ibarabô", canto de abertura da Mina-nagô para Legba ou Exu, e sim com uma saudação ao terreiro, prática muito adotada em casas abertas por curador:
    "Salvar, salvar, terreiro novo de meu pai"
    Como de costume, dançou-se as primeiras músicas indo e vindo em direção aos tambores. Depois, o grupo fez uma roda, e, em seguida ficou alternando esses dois movimentos básicos de acordo com a "doutrina" que ia sendo "puxada". Após serem cantadas as "doutrinas" obrigatórias, cada encantada "puxou" pelo menos uma "doutrina" falando de si ou reverenciando os donos da casa ou entidade espiritual de sua família. A dança delas era lenta, desanimada e sem rodadas - muito diferente da apresentada pelas encantadas do Baião que estava sendo realizado, naquele momento, na Casa Fanti-Ashanti (geralmente, caboclas e mais ligadas à linha de Cura/Pajelança). As tobôssas quase não olhavam para a assistência. Apesar de muitas cantarem com "voz de criança mimada", nenhuma veio para o barracão com sua boneca.
    Durante o toque, Rainha Dina tinha as mãos sempre cobertas pelo capote ou enroladas na "pana" - lenço grande de cetim, usado principalmente em terreiros de curadores e no Tambor da Mata (linha de Codó - estilo do interior do Maranhão). Este procedimento foi também por nós observado em 1993, no terreiro de Pai Jorge Itaci, em "toques" para tobôssas. Depois de dançarem por algum tempo, as tobôssas "deram passagem" aos caboclos, que ficaram incorporados nas filhas-de-santo que as receberam até o encerramento do ritual ou até se esvaziar a última garrafa de bebida comprada para a festa (como acontece com Seu Beberrão, "caboclo farrista" de Santana, e com muitos encantados da Turquia).

    4. ENTIDADES ESPIRITUAIS FEMININAS NO TAMBOR DE MINA DO MARANHÃO: TOBÔSSIS E SENHORAS
    A importância das entidades espirituais femininas no Tambor de Mina é uma questão complexa. Sendo em número menor que as masculinas, recebidas com menor frequência e permanecendo "em terra" por menos tempo, parecem ter uma importância menor. No entanto, são recebidas com orgulho pelos "mineiros" e para elas são realizadas obrigações dispendiosas, festas e rituais especiais, que atraem para o terreiro pessoas de todas as idades e muitas crianças. E, na Mina-Jeje, existe um culto especial para entidades femininas infantis, as tobôssis (meninas), que, apesar de ter chamado a atenção de muitos pesquisadores, está longe de ser compreendido(7).
    Mas, se as entidades femininas têm uma presença tão grande na Mina por que são tão ausentes no barracão (espaço ritual onde são realizados os toques de Mina) e por que raramente são "donas da cabeça" ou dos terreiros?!... Observações realizadas em São Luís tem nos levado à conclusão que as entidades espirituais femininas raramente são donas de terreiro ou "da cabeça" dos filhos-de-santo, são minoritárias no barracão, e permanecem "em terra" por menos tempo do que as masculinas, não por serem menos importantes, mas, porque são femininas.
    Indagando certa vez a Pai Euclides, da Casa Fanti-Ashanti, por que o Baião (ritual da linha de Cura/Pajelança para entidades femininas) termina mais cedo do que os toques de Mina e porque as encantadas recebidas nele não vêm com maior frequência, obtivemos a seguinte explicação: "no Baião vêm moças de categoria alta, moça volta cedo para casa e não anda saindo todo dia"...
    Apesar da mulher ter na Mina uma posição muito elevada, a análise de rituais realizados para entidades espirituais femininas recebidas como "senhoras" mostra que a representação da mulher no Tambor de Mina parece não se distanciar muito do estereótipo machista de mulher, expresso claramente nas mensagens do Dia das Mães (segundo domingo de maio, mês de Maria e de muitas festas para tobôssas) que são veiculadas pelos meios de massa. Tal como as mães brasileiras, as entidades espirituais femininas recebidas como "senhoras" são representadas em São Luís como "santas" (recatadas), rainhas (reservadas), maternais e domésticas, no que parecem imitar a "Virgem Maria", mãe de Jesus.
    Na sociedade brasileira, embora a mulher seja quase sempre submissa ao homem (que assume a maioria das posições de comando), é, freqüentemente, apresentada como rainha (do lar), tendo a casa como o seu verdadeiro espaço de atuação - daí a denominação "rainha do lar". Apesar desta ideologia não encontrar grande fundamento na realidade dos terreiros de Mina - chefiados principalmente por mulheres - parece influenciar a concepção de entidades espirituais femininas, fazendo com que elas se apresentem ali como subordinadas às masculinas e permaneçam "em terra" por menos tempo que aquelas.
    Na Mina a figura das entidades femininas parece também associada à fertilidade, como a das Iamí Oxorongá africanas, daí porque, fora das centenárias casas das Minas-Jeje e de Nagô, o ritual da Bancada (onde há abundância de alimentos e grande número de crianças) é sempre realizado como uma obrigação de tobôssa (senhora). A distribuição não eqüitativa de alimentos na Bancada, em contraste com a realizada nos terreiros nas festas de Cosme e Damião e do Divino Espírito Santo (do catolicismo popular), aponta para as matrizes não cristãs da representação feminina no Tambor de Mina. Mas, se tem poder sobre a fertilidade, tal como as Iamí Oxorongá (AUGRÁS, 1989), não são temidas ou representadas como terríveis, embora, quando distribuem alimentos, possam dar muito a uns e quase nada a outros.
    A análise da Bancada e do Tambor de Tobôssa realizados fora das Casas das Minas-Jeje e de Nagô, chama atenção ainda para outros aspectos da representação da mulher no Tambor de Mina. Naqueles rituais as "senhoras" aparecem, freqüentemente, com bonecas e, não raramente, exibem um comportamento infantil. Sem querer negar a existência desse traço nos estereótipos de mulher da sociedade brasileira, gostaríamos de chamar atenção para a associação havida na Mina entre as tobôssis da Casa das Minas-Jeje (meninas) e as entidades recebidas como "senhora" em outros terreiros. Não é por acaso que estas são, genericamente, denominadas tobôssas e que usam, freqüentemente, a tradicional manta de miçangas das tobôssis da Casa das Minas(8) ...
    O estereótipo de mulher como frágil, dominada e imatura (chorona e manhosa como uma criança mimada), encontrado em muitos domínios da cultura brasileira, deve ter contribuído para que a fusão senhora-menina fosse realizada na Mina quase sem crítica. Fora da reação de Pai Adelmo: "lá em casa tobôssa não sai com boneca porque acho feio gente grande com boneca", não encontramos ninguém questionando os traços infantis apresentados pelas tobôssas (senhoras) nos rituais observados. Mas o comportamento infantil das entidades femininas recebidas na Mina como "senhora" torna-se mais compreensível quando se considera a influência exercida pela Mina-Jeje no Tambor de Mina do Maranhão e a impressão deixada pelas tobôssis da Casa das Minas-Jeje no meio religioso afro-maranhense(9).
    A boneca, que aparece na Bancada e às vezes também no Tambor de tobôssa, embora possa ser considerada um brinquedo de menina, parece ser ali um símbolo de feminilidade (daí porque as tobôssas não brincam com ela). Nos pejis cubanos ela é também encontrada com saias longas e rodadas cobrindo as jarras de orixás femininos (negras, nas de Iemanjá e louras ou mulatas, nas de Oxum). Nos terreiros de São Luís, a boneca aparece também como símbolo de nobreza, tanto na Mina, como na Cura/Pajelança, o que nos foi explicado por uma senhora no terreiro de Santana: "princesa dança com boneca"...
    Como já foi mencionado, na Bancada as tobôssas recebem um tratamento principesco e são apresentadas nos toques realizados para elas como nobres - com vestimentas caras e especiais, comportamento reservado, sem se misturar com a assistência - bem diferentes das caboclas, que gostam de cumprimentar a assistência, de dar rodadas no salão e de permanecer "em terra" após os rituais (as vezes para beber e animar a festa com suas brincadeiras). Na Mina-Jeje as tobôssis são comandadas por Nochê Naê (a grande mãe) - vodum da família real que não incorpora - e são tratadas ali como princesas(10) .
    Embora haja pontos em comum entre as tobôssas (senhoras) e as tobôssis (meninas), é preciso não esquecer que na Casa das Minas-Jeje as tobôssis não se confundem com voduns femininos, nem mesmo quando esses são toqüenos (adolescentes) ou desempenham funções análogas às deles. Nunca são recebidas como "senhoras" (donas da cabeça) como são, por exemplo, Abê e Nochê Decé (voduns femininos adulto e toqüeno), daí porque não participam dos toques. São meninas, "sinhazinhas", recebidas apenas nas festas e obrigações maiores, tanto pelas vodunsis-gonjai que tinham vodum masculino ("senhor") como pelas que tinham vodum feminino ("senhora"). E são consideradas mais puras e mais próximas às pessoas do que os voduns (comem, dormem, tomam banho, têm medo de mascarado). Já as tobôssas recebidas em outros terreiros vêm sempre como "senhoras" (donas da cabeça ou ajuntó). Na Mina-Jeje os voduns femininos são recebidos em todos os rituais e permanecem "em terra" por tanto tempo quanto os voduns masculinos, mesmo quando pertencem à família real e são toqüenos (adolescentes).
    As tobôssis Mina-Jeje parece que também não se confundem com as meninas recebidas hoje na Casa de Nagô. Além de se afirmar na Casa das Minas-Jeje que tobôssis (meninas) só existem na Mina-Jeje, antes da Bancada de 1994, ouvimos de Dona Lúcia (atual chefe da casa) a seguinte explicação: "nós aqui não temos tobôssi, tobôssi é lá em cima, em jeje, nós temos é menina"... E ainda, observações do comportamento das entidades femininas, em rituais atualmente realizados na Casa de Nagô, têm demonstrado que elas se aproximam mais das "tobôssas" de outros terreiros do que das "tobôssis" da Casa das Minas. Na Casa de Nagô as entidades femininas (adultas e meninas) participam de rituais com as entidades masculinas (Bancada, toque) e são, geralmente, recebidas como "senhora" (donas da cabeça ou ajuntó)(11) .
    Existe ainda uma característica apresentada pelas "senhoras" no Tambor de Tobôssa que não foi aqui analisada: as tobôssas dançam, geralmente, com as mãos encobertas. Como na Bancada as "senhoras" são tratadas como a nobreza na Festa do Divino Espírito Santo (sentam em cadeiras cobertas por rendas, têm roupas luxuosas, etc) e nesta festa a nobreza usa luvas, cobrir as mãos pode ser mais um símbolo de nobreza. Mas, as tobôssas com suas mãos encobertas, lembram também imagens da Virgem Maria com seu manto nas mãos. A identificação das "senhoras" da Mina com a Nossa Senhora do catolicismo, religião também professada pelo pessoal dos terreiros de São Luís, que já foi lembrada, pode também explicar o comportamento recatado e reservado daquelas encantadas, em contraste com o das caboclas (menos identificadas com a Mãe de Jesus e com as santas católicas do que as "senhoras").

    5. CONCLUSÃO
    A representação da mulher no Tambor de Mina é influenciada pela ideologia dominante (machismo, catolicismo) mas não pode ser reduzida a ela. Muitos traços das entidades espirituais do Tambor de Mina só podem ser bem interpretados levando-se em conta sua origem africana e peculiaridades do campo religioso afro-maranhense (influências das Casas das Minas e de Nagô, etc.). Assim, reproduz, em parte, a ideologia dominante na sociedade brasileira, mas apresenta aspectos que só podem ser bem interpretados conhecendo-se o contexto específico em que foi produzida.
    GRAMSCI (1978), em Literatura e Vida Nacional, chama atenção para a heterogeneidade do momento histórico e para a existência na mesma época e na mesma sociedade de obras que refletem as concepções dominantes e outras a realidade vivida por grupos não hegemônicos. No caso brasileiro, o negro, além de constituir um desses segmentos não hegemônicos, tem tradições culturais próprias e estas tradições são encontradas de forma bastante viva nos terreiros de religião afro-brasileira. Por conseguinte, não se pode estranhar que representações da mulher no Tambor de Mina de São Luís reproduzam a ideologia dominante mas reflitam também outras formas de relações sociais, outros valores e visões de mundo.
    Ao mesmo tempo que o culto às tobôssis e tobôssas tem a ver com o matriarcado da Mina, revela o machismo dominante na sociedade brasileira e tão forte no Maranhão. Assim, na Mina, as entidades espirituais femininas são objeto de um culto especial, dispendioso, mas aquelas entidades são recebidas por um número menor de médiuns, vêm poucas vezes por ano e, fora da Mina-Jeje, permanecem "em terra" por pouco tempo. Isto significa que, em última análise, elas deixam o campo livre para a atuação das entidades masculinas. Embora não se possa dizer que na Casa das Minas-Jeje as tobôssis estão acima dos voduns toqüenos (adolescentes) e que as tobôssas são superiores às entidades espirituais masculinas, recebidas como senhores em outros terreiros, há mais exigências para que elas sejam recebidas. Elas, geralmente, só vêm em quem tem grau iniciático elevado e nas festas e obrigações maiores ou mais "finas". Contudo, estão, geralmente, abaixo das entidades masculinas - que são maioritárias como chefes espirituais de terreiro e como "donos da cabeça" dos mineiros.
    A importância da mulher no Tambor de Mina como mãe de terreiro e filha-de-santo associada à grande impressão causada pelas tobôssis da Casa das Minas-Jeje podem ser apontadas entre os fatores responsáveis pelo orgulho dos "mineiros" pelas suas "senhoras", pela existência nos terreiros de São Luís de rituais especiais para elas e pelo esmero com que esses rituais são realizados. Mas a representação da mulher no Tambor de Mina, embora apresente muitos traços em comum, varia de casa para casa. É de se esperar que apresente diferenças significativas quando se compara casas dirigidas por mulher com casas dirigidas por homens, terreiros de Mina apegados aos modelos das Casas das Minas e de Nagô com terreiros de Mina de caboclo, terreiros que se definem como Umbanda e terreiros de Mina que introduziram o Candomblé.
    Nas representações aqui analisadas, as entidades espirituais femininas, recebidas como "senhoras" na Mina maranhense, aproximam-se da Iemanjá e distanciam-se da Pomba Gira da Umbanda (AUGRÁS, 1989) e correspondem à mulher onírica (que se opõe à "piranha"), encontrada por BERLINK (1976) em análise de letras de samba: frágil, graciosa, desligada, "diferente da mulher que se tem". Com efeito, enquanto na Mina-Jeje as tobôssis são consideradas mais puras do que os voduns, as mulheres são vistas como mais sujeitas a impurezas do que os homens, pois, além do contato com a morte e da atividade sexual (que torna o "corpo sujo"), são contaminadas pelo sangue menstrual e pelo parto.
    Na representação de entidades espirituais caboclas ou não recebidas como "senhora" ("dona da cabeça" ou ajuntó) estes modelos se apresentam em graus diferentes e combinados, permitindo a distinção de um número maior de modelos femininos.

    BIBLIOGRAFIA
    AUGRÁS, Monique. De Yiá Mi a Pomba Gira: transformações e símbolos da libido. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Meu sinal está em teu corpo. São Paulo, EDICON/EDUSP, 1989.
    ------. Os gêmeos e a morte: notas sobre os mitos dos Ibeji e dos abiku na cultura afro-brasileira. In: MOURA, Carlos Eugênio M. de. As senhoras do pássaro da noite: escritos sobre a religião dos Orixás V. São Paulo: AM/EDUSP, 1994.
    BARBOSA, Maria Venina C. (Venina d'Ogum). A mulher negra e a religião afro-brasileiro. Texto elaborado para reunião do INTECAB/MA, 1994
    BASTIDE, Roger As religiões africanas no Brasil: contribuições a uma Sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1971.
    ------. As Américas negras: as civilizações africanas no Novo Mundo. São Paulo: DIFEL, 1974.
    ------. O Candomblé da Bahia: rito nagô. 2ed. São Paulo: Ed. Nacional; Brasília: INL, 1978.
    BERLINK, Manoel Tosta. Sossega leão: algumas considerações sobre o samba com forma de cultura popular. Contexto, n.1, nov.1976, p.101-114.
    BIRMAN, Patrícia. Fazer estilo criando gêneros: estudo sobre a construção religiosa da possessão e da diferença de gêneros em terreiros da Baixada Fluminense. Tese de doutorado em Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988.
    BRILMAN, Sonja. Minha religião, uma questão de fé, irmã!: uma reflexão teológica na prática religiosa das negras da tradição religiosa afro-brasileira dos tambores de Mina. Amisterdam: Universidade de Amisterdam, 1989 (Adaptação de capítulo de monografia de mestrado - 21p).
    BOYER-ARAUJO, Veronique. Femmes et cultes de possession au Bresil: les compagnons invisibles. Paris, L'Harmattan, 1993.
    COSTA EDUARDO, Octávio da. The negro in Northern Brazil, a study in acculturation. New York: J.J.Augustin Publisher, 1948.
    COSTA LIMA, Vivaldo da. A família-de-santo nos Candomblés jeje-nagôs da Bahia: um estudo de relações intra-grupais. Dissertação de Mestrado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1977.
    FERRETTI, Mundicarmo Maria R. Tambor de Mina, Cura e Baião na Casa Fanti-Ashanti/MA, São Luís, SECMA, 1991 (Disco e folheto).
    ------. Rei da Turquia o Ferrabrás de Alexandria?. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Meu sinal está em teu corpo. São Paulo, EDICON/EDUSP, 1989.
    ------. Desceu na guma: o caboclo do Tambor de Mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís - a Casa Fanti-Ashanti. São Luís: SIOGE, 1993.
    FERRETTI, Sérgio F. Querebentan de Zomadunu: Etnologia da Casa das Minas. São Luís: EDUFMA, 1985.
    ------. Voduns da Casa das Minas. In: MOURA, Carlos Eugênio M. de. Meu sinal está no teu corpo. São Paulo: EDICON/EDUSP, 1989.
    ------. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. Tese de Doutorado, USP/FFLCH, 1991.
    GRAMSCI, Antônio. Literatura e vida nacional. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
    LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Rio de Janeiro: Civilizações Brasileiras, 1967. Edição original em inglês, 1947.
    LEITE, Sílvia Cristina Costa. A mulher negra no Maranhão. Monografia de Especialização em Sociologia, UFMA, 1984.
    PEREIRA, Manoel Nunes. A Casa das Minas: contribuição ao estudo do culto dos voduns, do panteão Daomeano, no Estado do Maranhão - Brasil. 2.ed., Petrópolis: Vozes, 1979.
    SANTOS, Maria do Rosário C. e SANTOS NETO, Manoel dos. Boboromina: terreiros de São Luís, uma interpretação sócio-cultural. São Luís: SECMA/SIOGE, 1989.
    SEGATO, Rita Laura. Inventando a natureza: família, sexo e -gênero no Xangô do Recife. In: Moura, Carlos Eugênio M de. Meu sinal está no teu corpo. São Paulo: EDICON/EDUSP, 1989.
    SILVERSTEIN, Leni M. Mãe de todo mundo: sobrevivências nas comunidades de Candomblé da Bahia. Religião e Sociedade, n.4, out. 1979, p.143-169.
    VERGER, Pierre F. Notes sur le cult de Orisa et Vodun à Bahia, la baie de tous les saints, ou Brésil, et à l'ancienne Côte des Esclaves en Afrique. Memoire 51 de l'Institut Français de l'Áfrique Noire. Dakar, 1957.


    Publicado em:
    Revista de Ciências Sociais da UFMA, v.4, n.1/2, jan./dez.1994, p.116-136.
    Mandrágora: gênero, cultura e religião, Ano 3, nº3 - 1996, p.33-41
    posted by iSygrun Woelundr @ 12:03 PM  
    46 Comments:
    • At 11:25 PM, Anonymous Anônimo said…

      Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
      >>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
      If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


      [size=1] IGNORE THIS----------------------------
      agaric fly growing psilocybe mushrooms [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] legal highs that work [/url] treatment for meth bufl allvarius [url=http://buybudshoplegalherbs.info] buy legal herbs[/url] amanitta musccaria methamphetamine addiction [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Order Marijuana [/url] wcstasy ills care of salvia flowers [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] buy legalbuds [/url] rcstasy oills salvia divinorum [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] Marihuana High[/url] canofbuds.com kratom products [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] how to order marihuana[/url] Crystal Meth Drug Testing amanita muscaria red [url=http://legalbud.drugreviews.info] legalbud [/url]

      elgal buda what is the legal drinking age in canada [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legalweeds [/url] salviia diivnorum kratom uses [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] order salvia extracts[/url] salvia purple ssalvia divinorrum

      amahita mudcaria ecstaasy piills [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weeds [/url] meth pictures before after marijuana [url=http://buysalviacheap.com] purchase salvia plant[/url] leggal nuds salvia leaves
      [url=http://guaranteedheightincrease.info/]height improvement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
      height increase - http://guaranteedheightincrease.info
      [url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
      proven penis growth - http://provenpenisenlargement.info/
      [url=http://provenskincareadvice.info/]skin care advice[/url] - http://provenskincareadvice.info/
      skin care techniques - http://provenskincareadvice.info/
      [url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
      get rich gambling - http://getrichgambling.info/
      [url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
      herpes outbreak - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
      [url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]cure premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
      cure premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
      [url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]used mobile phone on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
      mobile cellphones for sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
      [url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] internationaloddities scams[/url]
      internationaloddities review
      [url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]buy dro buds [/url]
      dro buds review
      [url=http://bestacnetreatmentreviews.info] acne treatment review[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
      best acne treatment review http://bestacnetreatmentreviews.info
      [url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
      learn hypnotism online

       
    • At 3:14 PM, Anonymous Anônimo said…

      looking representing ed drugs? [url=http://www.cahv.org]buy viagra online [/url]and charge out of set free shipping at http://www.cahv.org . another good place to [url=http://www.kiosknews.org]buy viagra online[/url] is www.kiosknews.org .

       
    • At 2:08 PM, Anonymous Anônimo said…

      Hi guys,

      I know this might be a bit off topic but seeing that a bunch of you own websites, where would the best place be to host. Someone recommended I use [url=http://bit.ly/aTAtZb]Blue Host[//url] for $6.95 a month which seems like a great deal. Anyone here on www.blogger.com using them?

       
    • At 5:50 PM, Anonymous Anônimo said…

      I just discovered [url=http://bit.ly/bMGrYw]SatelliteTV[/url] on my PC! Ultra cheap at only $50 once off to get the software and an account on the Internet. I get more channels(in HD I might ad) than I get on cable so tomorrow I reckon I'm going to cancel my cable subscription. Thought I'd share this with you guys, worth to check out.

       
    • At 2:25 PM, Anonymous Anônimo said…

      I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
      My web page is www.usainstantpayday.com

      If your page is important contact me.
      please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
      Thanks
      gemezereamn

       
    • At 8:16 AM, Anonymous Anônimo said…

      It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

       
    • At 8:27 PM, Anonymous Anônimo said…

      Hi all,

      my friend told me about this forum so i decided to sign up.

      hopefully i can participate in some lively discussions here!

      i hope i get to know you all soon!

      [IMG]http://www.trueimagehost.com/1/m/47xFMd46ie7B/blank.gif[/IMG]

       
    • At 9:29 PM, Anonymous Anônimo said…

      hey all

      I figured it would be a good idea to introduce myself to everyone!

      Can't wait to start some good conversations!

      -Marshall

      Thanks again!

       
    • At 7:55 AM, Anonymous Anônimo said…

      Buenas noches

      I just wanted to say hi to everyone

      Bye!

      [URL=http://www.vpnmaster.com][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

       
    • At 2:58 AM, Anonymous Anônimo said…

      check out the new free [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino games[/url] at the all new www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the web! enjoy our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and win money.
      you can also check other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos[/url] and [url=http://www.bayareacorkboard.com/]poker room[/url] at this [url=http://www.buy-cheap-computers.info/]casino[/url] sites with 100's of [url=http://www.place-a-bet.net/]free casino games[/url]. for new gamblers you can visit this [url=http://www.2010-world-cup.info]online casino[/url].

       
    • At 7:48 AM, Anonymous Anônimo said…

      if you guys requisite to permit [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore repayment in support of generic drugs.
      you can vein into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the compelling [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] oldest on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

       
    • At 1:23 PM, Anonymous Anônimo said…

      check http://www.EroticWebCams.net if you want to view the best adult webcams.

       
    • At 9:34 PM, Anonymous Anônimo said…

      Instantly translate entire web pages, blogs or documents in a single click using our miraculous online translation software. Our incredible translator tool supports 75 languages including English, Spanish, French, Korean, Japanese, Hebrew (Yiddish), Swedish, Dutch, German, Italian, Croation, Chinese (Simplified), Chinese (Traditional), Portugese, Russian, Serbian, Turkish and more! It also comes loaded with a leading dictionary, spelling and definition package. Use our simple and intuitive translation software to translate words, webpages or document formats such as Word, PDF and text. Download our amazing translation software for free and start translating now!

      You can download it here:
      [URL=http://fishbabel.notlong.com]Babel Fish[/URL]

       
    • At 1:31 AM, Anonymous Anônimo said…

      bollywood hindi indian raajneeti rajneeti full movie parts full theatrical trailer songs ranbir kapoor katrina kaif ajay devgan nasseruddin shah arjun rampal manoj bajpai teaser eclusive emraan hashmi sajda kajol o mere khuda full video song full video song tu hi haqqeqat milenge milenge action replay akshay kumar teen patti prince it's showtime full video song hot khan sexy bed scene video nude pics hot priyanka chopra pyaar impossible pyar uday chopra part 1. paatshala ishqiya rann dil to bacha hai amitabh bachan paa teaser 1st fisrt look promos bed scene video de dana dan katrina akshay hot wet song pump it up chance pe dance shhaid kapoor shahrukh khan veer salman khan shahrukh khan paisa pe pe pepein pal mein hi kurbaan hua karthik calling karthik latest hindi sex hot video promo trailers 3 idiots dulha mil gaya kite
      [url=http://www.mydesizone.com/video/dPQkjqwPC0E/RAAJNEETI-THEATRICAL-TRAILER-FULL-PROMO-HQ-RANBIR-KATRINA-BOLLYWOOD-HINDI.html]
      Raajneeti Watch Online[/url]

       
    • At 2:16 PM, Anonymous Anônimo said…

      I came across a cow inside my burger! Should I take legal action? [url=http://tjenepengerpaanett.blog.com/]tjene penger hjemme[/url]

       
    • At 8:22 PM, Anonymous Anônimo said…

      how to buy xanax online legally order xanax cheap online - 1.5 mg xanax effects

       
    • At 11:46 AM, Anonymous Anônimo said…

      Doudoune Moncler A Prix Discount Doudoune Moncler A Prix Discount , iN8dySzYUu
      Doudoune Moncler 3 Fois Sans Frais Doudoune Moncler 3 Fois Sans Frais , RpIN7bAi0qC
      Doudoune Moncler Branson Bleue Taille 1 Doudoune Moncler Branson Bleue Taille 1 , dPkgH3xNZq
      Doudoune Moncler 800 Doudoune Moncler 800 , PyF6TjOhxR
      Doudoune Moncler Homme Xs Doudoune Moncler Homme Xs , sTcvXnDPl
      Doudoune Moncler Veyle Doudoune Moncler Veyle , XxPMxMcvW
      Doudoune Moncler Usa Doudoune Moncler Usa , pVeb4XyPYl
      Doudoune Moncler Tendance Doudoune Moncler Tendance , VnPIrFugE.
      Doudoune Moncler Site Frauduleux Doudoune Moncler Site Frauduleux , FeWGgNejW
      Doudoune Moncler Ebay Doudoune Moncler Ebay , lSvq1ElCBx
      Doudoune Moncler Reynold Doudoune Moncler Reynold , RbZBzHskF.

       
    • At 2:02 PM, Anonymous Anônimo said…

      top [url=http://www.001casino.com/]free casino bonus[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino games[/url] unshackled no consign perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
      [/url].

       
    • At 9:12 AM, Anonymous Anônimo said…

      top [url=http://www.001casino.com/]free casino[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino online[/url] unshackled no deposit reward at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]bay watch casino
      [/url].

       
    • At 8:28 PM, Anonymous Anônimo said…

      Doudounes Moncler Femmes Doudounes Moncler Femmes , oE8ecOgALl
      Veste Moncler Femme A Vendre Veste Moncler Femme A Vendre , BjSG6bMw5cE
      Doudoune Moncler Branson Noir Taille 1 Doudoune Moncler Branson Noir Taille 1 , hBtbN4gWZi
      Moncler Doudoune Site Moncler Doudoune Site , TuH6HiOsmE
      Moncler Doudoune Echirolles Moncler Doudoune Echirolles , vUrzZuEAn
      Doudoune Moncler Quincy Rouge Doudoune Moncler Quincy Rouge , BaQVrZvbX
      Moncler Quincy Doudoune Brun Noir Moncler Quincy Doudoune Brun Noir , hAho6UrIUe
      Doudoune Moncler Homme Pas Cher Doudoune Moncler Homme Pas Cher , DbBFtQwaA.
      Moncler Doudoune Original Moncler Doudoune Original , WyZZuEmnV
      Prix Doudoune Moncler Neuf Prix Doudoune Moncler Neuf , lPkw3EvJHk
      Moncler Doudoune Marron Moncler Doudoune Marron , CyBPwRhuB.

       
    • At 12:14 AM, Anonymous Anônimo said…

      top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk online casino[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino[/url] free no store hand-out at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
      [/url].

       
    • At 4:39 PM, Anonymous Anônimo said…

      dv-r recording software http://buyoem.co.uk/product-37104/Alabe-Reports-Optimum-Child-1-1 mathematics instruction software for student use [url=http://buyoem.co.uk/it/product-37226/NotePad-Pro-3-6]sleep programming software[/url] palm software for nursing
      [url=http://buyoem.co.uk/product-34599/Adobe-Dreamweaver-CS5-5]Adobe Dreamweaver CS5.5 - Software Store[/url] singapore software
      [url=http://buyoem.co.uk/product-35619/NCH-MixPad-Audio-Mixer-2-5][img]http://buyoem.co.uk/image/2.gif[/img][/url]

       
    • At 3:00 PM, Anonymous Anônimo said…

      small video player screen software http://buyoemsoftware.co.uk/product-35913/EASEUS-Partition-Master-9-0-Server-Edition zune 80gb free download software [url=http://buyoemsoftware.co.uk/product-36950/Edraw-Soft-Edraw-Max-6-0]mcc software download cutler-hammer[/url] p910a software
      [url=http://buyoemsoftware.co.uk/es/category-100-115/Ofertas-especiales]Ofertas especiales - Software Store[/url] shipper software
      [url=http://buyoemsoftware.co.uk/de/product-37135/Retailman-POS-1-7][img]http://buyoem.co.uk/image/5.gif[/img][/url]

       
    • At 7:59 AM, Anonymous Anônimo said…

      windows xp geniuine software http://buyoemsoftware.co.uk/it/product-37118/Frame-Photo-Editor-2-1 serial numbers for pda software [url=http://buyoemsoftware.co.uk/fr/category-14/Autres]website manager software[/url] setting hospital policy on software vendors
      [url=http://buyoemsoftware.co.uk/category-100-110/Internet]Internet - Software Store[/url] teamwork doors software design
      [url=http://buyoemsoftware.co.uk/fr/product-37292/TweakNow-RegCleaner-Pro-4-6][img]http://buyoem.co.uk/image/4.gif[/img][/url]

       
    • At 3:51 AM, Anonymous Anônimo said…

      What's Happening i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and it has helped me out loads. I hope to give a contribution & help other customers like its helped me. Great job.

      Feel free to surf to my blog; free forex trading signals
      Also see my web site > Options Trading Signals

       
    • At 12:54 PM, Anonymous Anônimo said…

      [url=http://redbrickstore.co.uk/products/dipyridamole.htm][img]http://onlinemedistore.com/10.jpg[/img][/url]
      lupron pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/rumalaya.htm arrested for pharmacy theft [url=http://redbrickstore.co.uk/catalogue/u.htm]solutions pharmacy[/url]
      levrita pharmacy onlinw http://redbrickstore.co.uk/products/cymbalta.htm cambodia pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/hair-loss-cream.htm]hair loss cream[/url]
      book review the food pharmacy jean carper http://redbrickstore.co.uk/products/tretinoin-cream-0-025-.htm compounding pharmacy olympia [url=http://redbrickstore.co.uk/products/bupropion.htm]pharmacy law[/url]
      canadian discount mail order pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/rogaine-2-.htm canadian pharmacy association [url=http://redbrickstore.co.uk/products/ventolin.htm]ventolin[/url]

       
    • At 5:22 PM, Anonymous Anônimo said…

      [url=http://redbrickstore.co.uk/products/propranolol.htm][img]http://onlinemedistore.com/10.jpg[/img][/url]
      longs auburn elm pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/dipyridamole.htm prilosec online pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/requip.htm]salary of pharmacy tech[/url]
      negligence by a pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/kamasutra-longlast-condoms.htm canadian pharmacy reveiws [url=http://redbrickstore.co.uk/products/viramune.htm]viramune[/url]
      monticello pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/ampicillin.htm cactus pharmacy arizona growth hormone [url=http://redbrickstore.co.uk/products/zelnorm.htm]discount foreign online pharmacy[/url]
      doctor of pharmacy advantage http://redbrickstore.co.uk/products/sinequan.htm list of universities offering pharmacy couress in germany [url=http://redbrickstore.co.uk/products/actonel.htm]actonel[/url]

       
    • At 10:31 PM, Anonymous Anônimo said…

      Yοur оwn repоrt fеaturеѕ ρroven useful to me pеrsоnally.
      It’s really helρful anԁ уou reallу
      аre ceгtaіnly really knoωledgеable in thіѕ гegion.
      You posѕеss pоppeԁ my personal eyes to be аble to vаriοus thoughts
      about this κind of topic along with interesting and sound сontent mаtеrial.
      Here is my homepage :: Valium

       
    • At 2:45 AM, Anonymous Anônimo said…

      Your ωrite-up fеaturеѕ verіfіеԁ
      helpful to myѕelf. It’ѕ vеry educatіonal and yοu really are сeгtaіnly
      vеry еducatеd in this аrea.

      You get ορened my own eyeѕ to be able to numerοus οpinion of this pагticular subject along ωith interеsting anԁ solid сontеnt matеrіаl.
      Also visit my website ... http://eightsky.com/index.php?do=/profile-41062/info/

       
    • At 5:25 AM, Anonymous Anônimo said…

      if you are having a hard time finding some free psn codes
      then you need to go to [url=http://psngenerator.info]Psn Generator[/url]

       
    • At 8:02 PM, Anonymous Anônimo said…

      http://www.maps.google.com/ - [url=http://www.wikipedia.org/]wiki[/url]
      mail

       
    • At 6:22 AM, Anonymous Anônimo said…

      Hi there, You have done an excellent job. I'll definitely digg it and personally suggest to my friends. I'm sure they'll be benefited from this web site.

      Here is my blog post - the tao of badass

       
    • At 5:49 AM, Anonymous Anônimo said…

      Its not my first time to go to see this site, i am visiting this web site dailly and obtain
      nice data from here all the time.

      My website: does tao of badass work

       
    • At 10:48 AM, Anonymous Anônimo said…

      Undeniably believe that which you said. Your favorite
      justification seemed to be on the internet the simplest thing to be aware of.

      I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they plainly do not know about.
      You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal.
      Will likely be back to get more. Thanks

      Also visit my web site ... the tao of badass pdf file

       
    • At 5:25 PM, Anonymous Anônimo said…

      adobe ilrator 10 software http://downloadoemsoftware.co.uk/product-37080/Ailt-All-Document-to-SWF-Converter-5-4 windows xp safer browsing software [url=http://downloadoemsoftware.co.uk/product-10823/DaySmart-6-1-1]wire tap software[/url] gif animator software
      [url=http://downloadoemsoftware.co.uk/product-14632/AppleWorks-6-2-Mac]AppleWorks 6.2 [Mac] - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] medinotes software demo
      [url=http://downloadoemsoftware.co.uk/product-31554/Slices-1-0-MAC][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

       
    • At 6:45 AM, Anonymous Anônimo said…

      dating a divorced man with kids http://loveepicentre.com/faq/ looking for 100 free dating sites
      just for farmers dating [url=http://loveepicentre.com/advice/]average cost of dating services[/url] golfers dating sites in the uk
      speed dating in united states [url=http://loveepicentre.com/advice/]naked dating[/url] what does nothing serious just dating [url=http://loveepicentre.com/user/jyotiranjan/]jyotiranjan[/url] disabled dating disabled singles

       
    • At 2:19 PM, Anonymous Anônimo said…

      Hi there very nice site!! Guy .. Excellent ..
      Amazing .. I'll bookmark your web site and take the feeds also? I'm
      happy to find a lot of helpful information here within the submit, we'd like work out extra strategies in this regard, thank you for sharing. . . . . .

      Look into my site ... Rolex watches

       
    • At 4:21 PM, Anonymous Anônimo said…

      I am really delighted to read this webpage posts which includes tons
      of valuable information, thanks for providing these data.


      My webpage - cheap rolex watches

       
    • At 4:22 PM, Anonymous Anônimo said…

      I seriously love your blog.. Very nice colors & theme. Did you build this amazing site yourself?
      Please reply back as I'm hoping to create my own site and would love to learn where you got this from or just what the theme is called. Cheers!

      Also visit my weblog - fake Rolex watches

       
    • At 4:58 PM, Anonymous Anônimo said…

      Very quickly this website will be famous among all blogging viewers, due to
      it's fastidious articles

      Here is my site: Discount rolex watches

       
    • At 5:20 PM, Anonymous Anônimo said…

      Hi all, here every person is sharing these knowledge, therefore it's fastidious to read this weblog, and I used to visit this weblog daily.

      Look into my web blog; Replica Rolex

       
    • At 5:54 PM, Anonymous Anônimo said…

      I think that everything said was very reasonable. However, what about this?

      suppose you composed a catchier title? I am not suggesting your content is not good, however suppose you added a post title that makes people desire more?

      I mean "A MULHER NO TAMBOR DE MINA (*)" is kinda
      boring. You should peek at Yahoo's front page and watch how they create article titles to get viewers interested. You might try adding a video or a related pic or two to get readers interested about everything've got to
      say. Just my opinion, it could make your website a little bit more interesting.


      Have a look at my homepage; fake Rolex watches

       
    • At 6:11 PM, Anonymous Anônimo said…

      Hi! This is kind of off topic but I need some
      advice from an established blog. Is it very difficult to set up your own
      blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking about creating my own
      but I'm not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions? Cheers

      Here is my weblog; buy rolex watches

       
    • At 6:28 PM, Anonymous Anônimo said…

      Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your weblog?

      My blog site is in the exact same area of interest as yours and my visitors would certainly benefit from some of the information
      you provide here. Please let me know if this okay with you.
      Thanks a lot!

      Here is my weblog; fake Rolex watches

       
    • At 7:22 PM, Anonymous Anônimo said…

      Thank you for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts and I will
      be waiting for your further post thank you once again.

      Visit my webpage ... Discount rolex watches

       
    • At 8:28 PM, Anonymous Anônimo said…

      If some one wishes to be updated with newest technologies therefore he must be pay a visit this website and be up to date
      everyday. zetaclear reviews toe fungus treatment

      My weblog zetaclear scam

       
    Postar um comentário
    << Home
     
    iHELL, a cidade do pecado!
  • iHELL, A CIDADE DO PECADO(canal de tecnologia)
  • iMOTOKO, um futuro pleno de tecnologia
  • KINEMA, artes e espetáculos
  • iAPLEE, o mundo da maçã
  • iCHINACELL, tecnologia móvel chinesa
  • BIBLIOTECA ON LINE
  • MOMENTO POLÍTICO
  • PIADAS
  • Ridertamashii
  • ultimas UNIVERSO ASGARDH
    REPORTAGENS ARQUIVADAS MÊS
    PROGRAMAS DE AFILIADOS: PARA TER ANUNCIOS EM SEU SITE OU BLOG
    © O LIVRO DOS ORIXAS Template by ASGARDH