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O LIVRO DOS ORIXAS

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  • Introdução a Cultura Afro-Brasileira. part 2v
    domingo, setembro 17, 2006


    A história conta que nas remotas origens, Olódúmarè e Òrìsànlá estavam
    começando a criar o ser humano. Assim criaram Èsù, que ficou forte mais
    difícil que seus criadores:

    "Èsù si le ju àwon mejeli lo".

    Veja o que a Historia do Odù (signo) Ogbè diz quando apareceu para Orúnmìlà:

    Níjó ti nlo rèé tóro omo,
    Lódó Òrisà igbò-wújì.
    No dia em que ele foi requerer uma criança
    A Òrìsà Igbò-wúji (Òrinsàlà).

    Olódùmarè enviou Èsù para viver com Òrìnsàlá; este colocou-o à entrada de
    sua morada e o enviava como seu representante para efetuar todos os
    trabalhos necessários. Foi então que Òrúnmìlà, desejoso de Ter um filho, foi
    pedir um a Òrìsànlá. Este lhe diz que ainda não tinha acabado o trabalho de
    criar seres e que deveria voltar um mês mais tarde. Òrúnmìlà insistiu,
    impacientou-se querendo a qualquer preço levar um filho consigo. Òrìsàlá
    repetiu que ainda não tinha nenhum. Então perguntou:

    "Que é daquele que vi à entrada de sua casa?"

    "É aquele mesmo que ele quer. Òrìsalá lhe explicou que aquele não era
    precisamente alguém que pudesse ser criado e mimado no àiyé (terra). Mas
    Òrúnmìlà insistiu tanto que Òsàlá acabou por aquiescer. Òrúnmìlà deveria
    colocar suas mãos em Èsù e, de volta ao àiyé, manter relações com sua mulher
    Yebìirú, que concebera um filho. Doze meses mais tarde, ela deu a luz um
    filho homem e, porque Òsàlá dissera que a criança seria Alágbára, Senhor do
    Poder, Òrúnmìlà decidiu chamá-la Elégbára. Assim desde que Òrúnmìlà
    pronunciou seu nome a criança, Èsù mesmo respondeu e disse:

    Todos os meus filhos Esus, que habitam os noves Orun (aléns), seriam seus
    representantes e Òrúnmìlà poderia consultá-los cada vez que fosse necessário
    enviá-los a executar os trabalhos que ele lhes ordenasse fazer, como se
    fossem seus verdadeiros filhos. Èsù assegurou-lhe que seria ele mesmo quem
    responderia por meio dos dos seus assentamentos, cada vez que o chamasse."

    Vimos a importância do Orixá Orunmila-Ifá no panteão dos Deuses da cultura
    Yoruba.

    Seus títulos:

    Elérìí Ìpìn - Testemunha dos destinos.

    Alátúnse Aìyé - O que coloca o mundo em ordem.

    Tbikeji Ìpin - Testemunho de Deus.

    Para se cultuar Ifá, tem que se cultuar Esú e vice-versa, não existe um sem
    o outro.

    Esú é o mensageiro, o portador do Àsè (força), e ele foi a primeira estrela
    criado por Olodumaré.

    Os Orixás governam as forças da natureza; água, ar trovão etc., assim como a
    vida, e o destino dos seres humanos.

    São como os Deuses das outras culturas; são caprichosos, amam, odeiam,
    beneficiam e castigam, curam ou perseguem com doenças, fazem-se respeitar as
    vezes pelo o caminho da dor. Cada um deles possuem suas cores, comidas,
    animais, ervas, toques, suas danças, preferências e as antipatias e ai
    daquele que, devendo-lhes obediência, os irritar!!!

    O culto dos Orixás seja ele de Camdomblé de nação (Ketu, Jêje, Angola, Nagô)
    ou do Culto de Ifá, o panteão dos Deuses e Deusas Africanas não estaria
    completo sem Orunmila (Ifá) e Esú. Òrúnmìlà traz a palavra dos Òrisà e, se
    preciso, de Olodumaré, enquando o Orixá Esú leva os pedidos dos seres
    humanos á grande corte celeste. E é este mecanismo que assegura a
    comunicação entre o Orun (Céu) e o Aye (terra).

    O Yoruba acredita que os Orixás estão em um plano superior a nós mortais. O
    corte Real dos Deuses Yoruba os Orixás jamais tratavam diretamente com os
    suplicantes, que eram obrigados a fazer suas solicitações e serviços de um
    intermediário, tanto para poder pedir como para obter resposta. A regra do
    sistema e igual a realeza Africana.

    O sistema oracular de Ifá não é um simples instrumento de adivinhação. O
    futuro iniciado tem que se preparar para isto, o Ori (cabeça) a nossa sede
    de existência tem que ser preparado, Esú terá que ser assentado, talvez
    outros Orixás deverão também ser cultuados, desde que seja determinado pelo
    jogo.

    Quando o Sacerdote Joga, é Esú ou Orunmila responde qual o Odú (signo) esta
    atuando na vida da pessoa, saberemos o que tem de bom ou ruim no destino
    daquela pessoa. O Odú nos mostra as tendências, personalidade e o destino do
    consulente. Daí a importância de um bom preparo do sacerdote que ira
    consultar o sistema oracular de Ifá. Uma leitura do sistema oracular de Ifá,
    sendo este um objeto de adivinhação sagrada, pode ocasionar graves problemas
    na vida do consulente, caso a interpretação seja feita errada e o trabalho
    mágico prescrito por Orunmila seja feita para uma energia que não pertença a
    pessoa em questão. Já vi muitos pessoas procurarem supostos sacerdotes e
    perderem tudo, casa, casamento, emprego etc..

    Quando Criamos Ifá para uma pessoa, fazemos com o objetivo de tentar acertar
    as coisas de sua vida. Quando interpretamos um Odú Eleda ou Orixá Eleda,
    estaremos trabalhando com o ancestral primeiro de origem e a matéria massa
    energia de origem da pessoa em questão, se a pessoa for do elemento fogo e
    trabalhamos com o elemento água, ocasionaremos um grande prejuízo para o
    consulente, daí a seriedade e a responsabilidade o Omo Awo (filho do
    Segredo). Se dermos um Odú ou um destino errado para o consulente estaríamos
    modificando o seu Karma ou Kadara aqui na terra. Sendo que os trabalhos
    mágicos que chamamos de Ebó, tem o objetivo de estabilizar as energias que
    no momento da vida da pessoa esta no seu aspecto negativo, daí imagine você
    colocar uma outra energia que não pertença a pessoa, com certeza ira
    acarretar grandes problemas.

    A iniciação do culto de Orunmila-Ifá é diferente da iniciação no Candomblé,
    não a raspagem de cabeça para este Orixá, e não há o transe de possessão
    para as pessoas sagradas a Orunmila-Ifá (Oxalá). Os sacerdotes de Ifá se
    especializam na manipulação dos objetos sagrados de Ifá. O futuro Omo Awo
    (filho do segredo) passam pêlos seguintes aprendizados:

    Genises Yoruba.

    Adivinhação Sagrada de Ifá, Erindinlogun, Ifá-Opele etc.


    Ewé, folhas sagradas e medicinais dos Orixás e Odùs. Ógun, Medicina Natural,
    magica e psicossomáticas.

    Êsé Ìtân Ifá, Versos dos contos de Ifá.

    Oriki, Orações e rezas.

    Odùs, signos ou reinos, energias que está relacionada com o nosso Destino
    Pessoal, o nosso Karma.

    Ebó Adimu, ebó significa Sacrifício, oferendas de comidas, sem sacrifício
    animal.

    Ebó Orixá, Comidas especificas sem sacrifício animal.

    Mitologia, enredo e as múltiplas qualidades dos Orixás. Ojubo, Igba Orixá,
    assentamentos, os altares de Culto e os lugares sagrados.
    Os Ewo (quizilas). Proibições e razão de sua existência.

    O culto a Natureza: Terra, Água, rios, riachos, o mar, arvores, vento e ao
    tempo.

    Acima de todas as forças está Deus, Olódùmarè, a Suprema força criadora que
    dá a existência, a substâncias e ao crescimento às demais forças; os Orixás,
    e abaixo destes o Homem.

    Todas as iniciações, obrigações até as oferendas ou trabalhos mágicos, visam
    atingir o Enikéji, o nome dado ao nosso Duplo. Enikéji do Yoruba, Eni -
    pessoa, Kéji - Segunda.

    O Culto, Ifá-Orunmila e um sistema, religioso, científico e filosófico, que
    veio da Mãe África, bastante diferente do sistema afro-brasileira,
    Candomblés, que sofreram muitas modificações, alterações e vários
    sincretismos, excluindo é claro as casas de Ilé Ase Orixás que mantém as
    Tradições primitivas vivas, estas casas são chamadas no meio como Casas de
    Tradição de Orixás.

    Após o retorno do culto de Orunmila-Ifá para o Brasil, o seu sistema também
    esta sofrendo alterações, os sincretismo também já foram feitos em algumas
    casas de culto de Ifá. Em Cuba o Culto de Ifá, há muitos anos já sofreram
    sincretismos e modificações da sua real essência.


    Tudo ao Senhor na Santa Ciência.

    Omo Ifá Awo Tunde Alberto Junior.
    albertojunior404@hotmail.com
    hanumanrama@yahoo.com.br

    Extraido do site: www.luzholistica.v10.com.br

    Participem. Curso via Webcam e audio.

    Ifá Olokum a Pratica de Jogo de Buzíos.

    Participe de nossa palestra virtual com Video e audio.

    Dia 17/08/2006 as 20:00. Inscreva-se vagas Limitadas.

    Peça a programação do Curso.

    luz_holistica@yahoo.com.br
    posted by iSygrun Woelundr @ 11:31 AM  
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